Uma das minhas metas para esse ano era ler alguns dos clássicos de literatura erótica que tenho na estante, mas ainda não li. Por isso, adorei a ideia da Ana Ambrósio de criarmos um clube do livro voltado para esse gênero.
Apesar de ser uma leitora curiosa, não sou uma especialista do gênero. Fiz alguns cursos voltados para a literatura erótica, acadêmicos e de escrita, e já li algumas obras mais teóricas sobre o assunto, mas o que isso me garantiu foi mais uma base de quais são as obras de referência do gênero. Neste clube, gostaríamos que, claro, lêssemos algumas dessas obras, e também obras que não são classificadas eróticas, mas podem ser ótimas para pensar erotismo e desejo.
Minha proposta é realizar leituras bimestrais dos livros que indico logo mais e promover um encontro virtual ao fim do período estipulado. Os encontros devem acontecer em quintas-feiras, a partir das 19h30, mas as datas certinhas podemos ir negociando. Apesar dos grupos mensais serem mais frequentes, como este é o primeiro clube que organizo, não gostaria de falhar em nossos compromissos e prefiro estabelecer uma meta confortável para todos. Enquanto o encontro não chega, para não se desmotivar da leitura, você pode participar do grupo de WhatsApp que criei especialmente para o clube.
Para esta primeira experiência à frente de um clube, decidi eu mesma escolher os livros que gostaria de ler em conjunto. Sei que alguns clubes têm um processo mais participativo de seleção, mas achei que escolhendo os títulos eu conseguiria tanto reforçar algumas indicações de leitura quanto dar atenção às minhas estantes (rs). Como alguém que já leu alguns clássicos eróticos em sequência e que sabe como isso pode ser um tanto cansativo às vezes, tentei balancear clássicos e contemporâneos, livros que parecem ter muita putaria gráfica e outros mais sutis, etc. Nenhum dos livros da lista deve se aproximar da literatura hot, mas isso não quer dizer que os romances hots estão descartados do grupo. Foi apenas a escolha dessa primeira proposta. Mas a partir de agora começarei a criar uma lista de futuras leituras.
Por fim, queria apenas lembrar que a participação é completamente gratuita. E que os participantes podem se sentir livres para participar dos encontros que preferirem.
Vem comigo?
Cronograma
Mar/Abr
O presidente pornô* – Bruna Kalil Othero (brasileira, contemporânea)
Mai/Jun
A História de O – Pauline Réage (francesa, clássico)
Jul/Ago
Ada ou Ardor – Vladimir Nabokov (considerada uma das obras mais complexas do Nabokov)
Set/Out
Rosa Mística – Marosa di Giorgio (uruguaia, surrealismo e erotismo)
Nov/Dez
A Casa dos Budas Ditosos – João Ubaldo Ribeiro (clássico brasileiro) ou Tudo que eu pensei mas não falei na noite passada – Anna P.
*Os links nos títulos do livro redirecionam para o meu link na loja da Amazon. Comprar por eles me ajuda!