Sou jornalista, formada pela Universidade Federal do Maranhão. E grande parte do meu percurso profissional foi voltado para construir uma carreira acadêmica. Fiz mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre essas jornadas, trabalhei como analista de redes sociais e assessora de imprensa, além, é claro, de me lançar em inúmeros projetos de criação literária.
A partir de 2017, quando conheci a iniciativa Mulheres que escrevem, comecei a ter um vislumbre do novo percurso que gostaria de traçar para mim. Com a equipe da MQE, descobri que ser escritora também é algo que se constrói com laços, afetos e diálogos. Desde então, passei a me definir mais concretamente como alguém que escreve: publiquei e-books de contos de forma independente e, em 2019, meu primeiro romance, Digo te amo pra todos que me fodem bem, foi lançado pela Quintal Edições.
Com minhas primeiras publicações, passei a me enxergar como uma escritora de literatura erótica. Um gênero que desde 2013 cresce no meu coração. Dessa proximidade, tive o prazer de acessar espaços que nunca imaginei. Além de ministrar cursos e pensar metodologias de escrita do erotismo, hoje faço parte da antologia “O corpo desvelado – contos eróticos brasileiros (1922 – 2022)”, organizado pela incrível Eliane Robert Moraes.
Porém, os últimos anos me fizeram beber tanto da questão “O que eu quero com a minha escrita?” que percebo um leve desvio nas minhas linhas. Quero continuar pensando o desejo e a intimidade, quero poder discutir tabus e compreender nossos relacionamentos contemporâneos. E tudo isso pode estar no gênero erótico, mas não necessariamente.
Atualmente, trabalho no meu segundo romance enquanto faço Pós-Graduação em Escrita Criativa pelo NESPE. É um livro que escrevo fermentando memórias, massas de pão e o desejo que sempre me leva à escrita.
Início do perfil no Medium, onde publiquei mais de 50 contos
Publicação do e-book Ao vivo em Goiânia: quatro contos de patroa, que estreou em 1° Lugar nos Mais vendidos em Ficção Erótica da Amazon
Ministrou oficina de Escritas eróticas, com foco em internet, no SESC Belenzinho (SP)
Escritora convidada da revista Zumbido (Selo SESC) sobre sertanejo
Criação do Mulheres que Escrevem Podcast
Lançamento da zine Como viver sozinha com ilustração do Savron durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)
Publicação do e-book O primo de Aziz. O e-book alcançou primeira posição em Ficção e Literatura, Mulheres contemporâneas, Romance, Romances contemporâneos na Kobo.
Lançamento de Digo te amo pra todos que me fodem bem (Quintal Edições) no Rio de Janeiro e em São Luís
Lançamento da versão e-book do romance Digo te amo pra todos que me fodem bem
O livro Digo te amo pra todos que me fodem bem chega a 2º posição na lista de Mais vendidos Erótico da Amazon. Até outubro o livro continuaria na lista de Mais vendidos da categoria.
Defesa da tese de doutorado “O oculto revelado: as matrizes discursivas do jornalismo investigativo no Brasil” selecionada para publicação pelo Selo Editorial PPGCOM/UFMG e indicada pelo PPGCOM UFF para concorrer aos principais prêmios de tese em nome do programa em 2023.
Publicação do conto Show Completo, na antologia O corpo desvelado, organizado por Eliane Robert Moraes.
Início da Pós-graduação em Escrita Criativa (NESPE).
Envie um e-mail para oi@seanemelo.com!
Também respondo pelo Instagram @seanemelo, mas sua mensagem pode demorar um pouco para ser reconhecida na caixa de solicitações!
Para descobrir o que tem me movido, basta assinar gratuitamente e receber no seu e-mail:
Escritora, jornalista e doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Nascida em São Luís (MA), em 1989. Como toda millennial, ainda acredita que a internet é um universo que nos convida à criação.
Há muitas formas de demonstrar o seu apoio ao meu trabalho! Lendo, compartilhando, participando dos meus projetos e fazendo parte dessa conversa, você dá sentindo ao meu trabalho.
Mas se também quiser, pode me presentear com um cafezinho aqui.
Design de site por Aline Shinzato