POR SEANE MELO

Oi, Sumide!

Estou tomando a liberdade de enviar esse e-mail para quem segue a publicação Oi,Sumido, pois queria também divulgar o eBook que vou lançar na próxima segunda, 11/03, na loja da Kobo. O primo de Aziz é um eBook curto, com um conto de 25 páginas dividido em três partes, que estou publicando de forma independente.

Estou tomando a liberdade de enviar esse e-mail para quem segue a publicação Oi,Sumido, pois queria também divulgar o eBook que vou lançar na próxima segunda, 11/03, na loja da Kobo. O primo de Aziz é um eBook curto, com um conto de 25 páginas dividido em três partes, que estou publicando de forma independente.

Alguns já devem conhecer o eBook Ao vivo em Goiânia: quatro contos de patroa, que lancei em 2017, com versões eróticas de letras de “feminejo”. Ele foi fruto da minha vontade de ter um livro todo meu publicado e disponível pro mundo. Para isso, tive a ajuda do Marco Rigobelli, na revisão, do Savron, na ilustração da capa, e do Lucas Rodrigues, na produção da capa. Já a transformação do texto em eBook, fui eu mesma que fiz, com todo amadorismo. O resultado não poderia ter sido melhor. Consegui ficar na lista de mais vendidos da Amazon por algumas semanas e recebi um reconhecimento inimaginável de leitoras que admiro.

Gostei tanto da experiência que sabia que queria fazer de novo, mas, claro, tentando fazer melhor. Posso dizer que vi esse novo eBook se tornando realidade em outubro, quando publiquei uma das partes dessa história na Revista Gueto. Quando esse conto saiu, tive mais certeza de que queria contar essa história do jeito que imaginava na minha cabeça e, para isso, um eBook seria perfeito.

Desde então, muitas coisas foram acontecendo. Conheci uma editora da Kobo — a Camila Cabete, do podcast Desqualificadas — que me deixou apaixonada pela empresa e me fez ter curiosidade de experimentar a plataforma de autopublicação deles. A partir da opção pela Kobo, também tomei a decisão de buscar uma profissional que trabalhasse com livros digitais para me ajudar a produzir um epub de qualidade. A Lívia Furtado, uma amiga muito querida e profissional competentíssima, foi a diva que me surpreendeu com um eBook lindo de morrer. E, claro, o Savron e o Marco continuaram sendo meus fiéis parceiros.

Escolhi falar de tudo isso antes de sequer falar da história, porque, quando se trata de uma publicação independente, o trabalho de todos é tão valioso e significa tanto! Para mim, a parte mais surpreendente dessas aventuras de autopublicação é a de encontrar pessoas que acreditam no trabalho o suficiente para apostar nele junto comigo. Na segunda-feira, vocês vão poder conferir o resultado do trabalho de todas essas pessoas incríveis.

A história

O primo de Aziz é um conto pelo qual tenho tanto carinho porque, desde que começou a ser escrito, tem me trazido mais questões que respostas. A ideia inicial era de que o leitor se sentisse assim, mas eu também tive que refletir bastante. Em uma linha, é um conto sobre uma mulher que descobre, após o ato sexual, que teve uma relação sem camisinha. Ou é o conto de uma camisinha que não foi usada. É uma narrativa simples, a partir da qual pude experimentar a minha paixão pela narração, história e memória. Quem ler vai entender cada uma dessas palavras.

Tive a experiência de ler uma parte desse trabalho em um sarau no Rio de Janeiro e o resultado foi bem esquisito, no mínimo. Para abreviar, um homem, após a minha leitura e a de Estela Rosa (companheira da Mulheres que Escrevem), disse que leria um poema em resposta e começou a recitar uma chacota, algo como um poema contra o poema de protesto. Ficamos desconfortáveis, menos pela leitura, mais pelo abismo. Ele queria que nos sentíssemos histéricas e monotemáticas, mas só percebemos como ainda é difícil fugir da primeira camada de sentido de palavras como estupro e abuso.

Por isso, O primo de Aziz se tornou um trabalho político para mim, um desafio de produção de sentido. O título, ideia da Pollyane Belo, é uma referência ao caso do ator e comediante norte-americano exposto por uma parceira sexual. O curioso desse caso é o dissenso sobre ter sido ou não uma relação abusiva.

O eBook já está em pré-venda na loja da Kobo. Comprando lá, você pode ler no e-reader da Kobo e no Lev, no celular e no computador através do app da Kobo. Graças à Lívia, a legibilidade no celular e no computador está ótima. Outra opção, para quem tem Kindle, é entrar em contato diretamente comigo. Conto com vocês para emplacar esse trabalho na loja da Kobo!

Leia outros contos

Preencha o formulário abaixo e baixe gratuitamente "Como viver sozinha" e "O fim daquele medo bobo"